Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.

Paulo Freire









Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS DO SUL, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
Somos a Gestão Voz e Movimento - 2013 do Diretório Acadêmico de Pedagogia (DAPE) da Universidade de Caxias do Sul. Representamos os estudantes de Pedagogia perante a Universidade e lutamos para dar voz aos interesses do corpo discente do curso.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

QUEM SOMOS NÓS???

CAMILA MOREIRA WÄCHTER - Acadêmica de Graduação do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Secretaria do Centro de Filosofia e Educação (CEFE) da Universidade de Caxias do Sul.
QUE A CAMILA TEM A DIZER?
Cito Sandra Mara Corazza a fim de provocar inquietações, nas colegas de curso, sobre o "ser infantil".

Infantilizar
A ilusão, que é infantil,
flutua no limite das coisas e das palavras,
é aquilo que se diz infantil,
não o que lhe é atribuído,
não o infantil em-si-mesmo.
O infantil não é processo nem estado,
e o que acontece:
de modo inocente,
desavergonhado, irracional,
cruel, sem compaixão,
de costas para todo modelo,
Bem e Mal,
ente supremo,
uma única vez,
semelhança, imitação, fidelidade...
Essa ilusão precisa de outra gramática,
que não se localize mais na proposição sob forma de atributo
- “esta” ou “ser infantil” -,
senão que seja dita pelo verbo,
em seu ponto infinitivo do presente.
“Infantilizar” – verbo com duas forms relevantes:
o presente, que diz o acontecimento infantil;
o infinitivo, que introduz o sentido infantil na linguagem,
e o faz circular como elemento neutro que é isso do que se fala.
A família, a escola, psicologia e a pedagogia
não querem saber nada disso...
O que elas querem é des-infantilizar,
isto é, separar o infantil do que ele pode,
que é infantilizar.
(Sandra Mara Corazza, 2005)

DEISE DE LIMA - Acadêmica de Graduação do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Formanda - Professora de Educação Infantil, Estudante de Libras, participante do NEPSO -
O QUE A DEISE TEM A DIZER?
"ACADÊMICAS DO COMEÇO, MEIO E FIM DE CURSO, SEMPRE QUIS MUITO UM D.A MAIS ATIVO E QUE DESSE VOZ A TODOS...CHEGOU FINALMENTE A NOSSA VEZ...VAMOS MOSTRAR A FORÇA DO NOSSO CURSO, AFINAL COMPLETAMOS 50 ANOS E REALMENTE UNIR AS PEDAGOGAS...QUEREMOS O APOIO DE TODAS.....VAMOS? QUE VAMOS?"

GLENDA LISA STIMAMIGLIO - Acadêmica de Graduação do Curso de Licenciatura em Pedagogia /3º SEMESTRE - Secretaria do Programa de Integração e Mediação do Acadêmico da Universidade de Caxias Do Sul.
O QUE A GLENDA TEM A DIZER?
"COLEGAS, O D.A DE PEDAGOGIA PRECISA DE CADA UM DE NÓS ACADÊMICOS, PROFESSORES, GESTORES, COORDENAÇÃO PARA SE TORNAR UM ESPAÇO ATIVO, MAS, PRINCIPALMENTE, DE QUEM TEM ORGULHO DE ESTUDAR PEDAGOGIA E QUÉR TRABALHAR EM PROL DO CURSO. PODEMOS TRABALHAR JUNTOS?"

E VOCÊ O QUE TEM A NOS DIZER???

Nenhum comentário:

Postar um comentário