Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.

Paulo Freire









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Somos a Gestão Voz e Movimento - 2013 do Diretório Acadêmico de Pedagogia (DAPE) da Universidade de Caxias do Sul. Representamos os estudantes de Pedagogia perante a Universidade e lutamos para dar voz aos interesses do corpo discente do curso.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

COMUNICADO REFORMA CURRICULAR


Assembleia sobre a Reforma Curricular



No dia 05 de maio, reuniram-se na sede social do Diretório Acadêmico de Pedagogia, a coordenadora do curso, professora Andréia Morés e alguns membros do D.A. O objetivo do encontro era realizar uma Assembleia para tratar da Reforma Curricular do curso que prevê modificações de ordem metodológica e disciplinar. O D.A teve conhecimento da situação de urgência da aprovação da nova grade curricular apenas na quinta-feira, dia 03 de maio. Por não achar justo que as contribuições fossem feitas somente pelo corpo docente e pelo Diretório, a Gestão Pertença propôs a realização da mesma, com a finalidade de garantir que os espaços e a opinião dos estudantes fossem respeitados. A coordenação prontamente aceitou e a Assembleia iniciou com a fala da professora que prestou os seguintes esclarecimentos:

·      Trata-se de uma convocação para que a nova proposta seja enviada até sexta-feira, dia 11/05;

·      Chegou até a coordenação através da Pró-reitoria a pedido da Reitoria;

·      Todas as licenciaturas receberam a mesma convocação e o mesmo prazo;

·      Um dos objetivos é compartilhar a maior quantidade possível de disciplinas entre os cursos, com o intuito de reduzir os gastos, pois as licenciaturas estão tendo cada vez menos procura (com exceção do nosso curso);

·       A nova grade deverá entrar em vigor em março de 2013, obrigatoriamente para os ingressantes e opcional para os demais;

·       Estão acontecendo várias reuniões e movimentações entre os coordenadores e demais envolvidos, para que consigam encontrar uma solução eficaz em tempo hábil.

Nos relatou que já tinham como sugestão o compartilhamento das disciplinas de Ética, Educação e Ética, Universidade e Sociedade (antiga Realidade Educacional Brasileira) e Leitura e Literatura na Escola (que substituirá a Literatura Infantil).

Que a disciplina de Prática Pedagógica e sua Organização será substituída por Didática I e será de formação geral como atualmente. Para o nosso curso terá a Didática II com a ementa voltada para as metodologias. E que será acrescentada uma disciplina com enfoque empresarial.

Nós, na condição de representantes dos alunos e atendendo aos pedidos feitos ao longo da nossa gestão, sugerimos algumas modificações, entre elas:

·        Unificar a metodologia adotada pelos professores nas disciplinas Lecto I e II;

·        Unificar as metodologias utilizadas pelos professores nos ensinos para que possamos ter uma melhor formação nessa área, bem como equivaler o mesmo número de créditos para todos, sem que uma área específica tenha mais créditos que a outra;

·       Excluir o estágio I, porque estamos excedendo a carga horária dos estágios e a outra possibilidade era reduzir a carga horária e manter os quatro. Optamos pela exclusão do I;

·       Tornar a disciplina de antropologia uma única de 4 créditos e compartilhá-la. Descentralizá-la do conceito de etnografia;

·       Compartilhar as duas disciplinas de políticas educacionais;

·       Que Gestão Escolar passe a ser Gestão nos ambientes de educação formal e não-formal, atendendo a demanda dessas diferentes áreas;

Entre outros assuntos, como a qualidade das disciplinas que continuarão na nossa grade curricular, encerramos a Assembleia, com a garantia de que as reivindicações feitas serão levadas ao Colegiado do Curso.

Continuamos a disposição para maiores esclarecimentos e assim que obtivermos mais informações, estaremos repassando a todos.

 Att.,
   DAPE
   Gestão Pertença 2012.


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