Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.

Paulo Freire









Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS DO SUL, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
Somos a Gestão Voz e Movimento - 2013 do Diretório Acadêmico de Pedagogia (DAPE) da Universidade de Caxias do Sul. Representamos os estudantes de Pedagogia perante a Universidade e lutamos para dar voz aos interesses do corpo discente do curso.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Augusto Cury

Estava lendo O Mestre da Sensibilidade, livro de Augusto Cury e me deparei com uma fala muito interessante sobre a educação e como educadora concordo muito com ele. Parecia muito clichê postar Cury no blog, mas os parágrafos a seguir são de muito importância para nós educadores:

"A educação pouco tem contribuído para o processo de formação da personalidade e para com a arte de pensar. A escola e os pais estão perdidos e confusos quanto ao futuro dos jovens.

No VII Congresso Internacional de Educação* ministrei uma conferência sobre “O funcionamento da mente e a formação de pensadores no terceiro milênio”. Na ocasião, comentei com os educadores que, no mundo atual, apesar de terem se multiplicado as escolas e as informações, não multiplicamos a formação de pensadores. Estamos na era da informação e da informatização, mas as funções mais importantes da inteligência não estão sendo desenvolvidas.

Ao que tudo indica, o homem do século XXI será menos criativo do que o do século XX. Há um clima no ar que denuncia que os homens do futuro serão repetidores de informações, e não pensadores. Será um homem com mais capacidade de dar respostas lógicas, mas com menos capacidade de dar respostas para a vida, ou seja, com menos capacidade de superar seus desafios, de contemplar o belo, de lidar com suas dores, enfrentar as contradições da existência e perceber os sentimentos mais ocultos das pessoas. Infelizmente, será um homem com menos capacidade de proteger a sua emoção e com mais possibilidade de se expor a doenças psíquicas e psicossomáticas. A educação pouco tem contribuído para o processo de formação da personalidade e para com a arte de pensar. A escola e os pais estão perdidos e confusos quanto ao futuro dos jovens. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário