Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.

Paulo Freire









Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS DO SUL, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
Somos a Gestão Voz e Movimento - 2013 do Diretório Acadêmico de Pedagogia (DAPE) da Universidade de Caxias do Sul. Representamos os estudantes de Pedagogia perante a Universidade e lutamos para dar voz aos interesses do corpo discente do curso.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Profissão Pedagoga(o): Pedagogia Empresarial

Você sabia que pode atuar em empresas? Saiba um pouco maios sobre pedagogia empresarial:

O pedagogo como instrumento de educação na empresa tem capacidade e os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial. Este profissional possui competências para trabalhar na área de recursos humanos.


A pedagogia vive a procura de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal.

Portanto em função de toda a mudança, ocorre à necessidade do pedagogo se tornar uma pessoa critica e visionária capaz de se adaptar a mudanças, mais flexível, e que contribua efetivamente para o processo empresarial, com objetivo primordial de se apresentar de forma prática e teórica a função da área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, bem como sua utilização para alcançar objetivos organizacionais. Transmitir técnicas de levantamento de necessidades, elaboração, mensuração, programas de treinamento. E também compreender e elaborar formas de mensurar resultados em treinamento e desenvolvimento.

O maior patrimônio da empresa é o ser humano por este motivo o foco maior é a gestão de pessoas. Nesses últimos tempos os lideres estão mais prudentes e dando mais valor aos seus colaboradores e a empresa.

O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades.

Contudo, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima combinação, pois em tempos modernos ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para tal função.

O pedagogo empresarial necessita de uma formação filosófica, humanística e técnicas solidas. Sabendo que seu foco deve estar direcionado para as partes descritas, empregadores e empregados; ele ainda interage com todos os níveis hierárquicos, promovendo ações de reciprocidade, de trocas mutuas, através de suas ações de humanização.

Referencia bibliográfica:
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial – atuação do pedagogo na empresa. Rio de janeiro: Wak Editora, 2003.






Início dos trabalhos

A Gestão Voz e Movimento já começou o ano com trabalho e agenda pronta! Esperamos que esse ano seja de exelente aproveitamento para as acadêmicas(os) do curso e uma vida acadêmica repleta de experiências marcantes.



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

NEPSO 2013

Curso de Extensão Escola e Pesquisa: um encontro possível 13ª Edição | Caxias do Sul | 2013

O Curso de Extensão “Escola e pesquisa: um encontro possível” envolve um trabalho voltado ao uso da pesquisa de opinião como recurso pedagógico e considera a pesquisa em sala de aula como princípio educativo.

É parte do Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, coordenado em nível nacional pelas ONGs Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro, integrando uma rede internacional de educadores preocupados em qualificar processos educativos escolares e não escolares presente em diferentes estados do Brasil (Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná) e também no exterior (Argentina, Chile, Colômbia, México e Angola).

Os participantes do curso são desafiados a construir, desenvolver e sistematizar resultados de projetos de pesquisa numa perspectiva que qualifica a formação de professores com base numa metodologia dinâmica, reflexiva e transformadora da realidade.

Como produto das interações propostas no curso espera-se a publicação de todo o processo nos anais do evento, através de diferentes gêneros textuais: projeto, resumo, artigo ou portfólio, galeria de fotografias ou vídeos e comunicação oral.

A 13ª edição acontece na Cidade Universitária e será desenvolvida na modalidade a distância, incluindo algumas atividades presenciais e outras a distância com mediação das ferramentas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Coordenação e corpo docente


O curso é desenvolvido no âmbito do Centro de Filosofia e Educação, através do Observatório de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS.

Coordenação geral: Nilda Stecanela

Assistente de coordenação: Morgana Bozza

Ministrantes:

Lisandra Pacheco da Silva; Nilda Stecanela; Edi Jussara

Programação


1º Encontro - 23/03/13 - Atividade presencial - Sábado Horário: Manhã: 8h30 às 12h | Tarde: 13h30 às 16h30 Palestra de Abertura: “A pesquisa como princípio educativo” Etapas do planejamento de um projeto de pesquisa Oficina de ambientação no Ambiente Virtual de Aprendizagem

2º Encontro - 08/04/13 a 22/04/13 Atividade a distância Definição do tema e do problema de pesquisa Exploração do tema do projeto Definição dos objetivos da pesquisa

3º Encontro - 22/04/13 a 06/05/13 Atividade a distância Construção das hipóteses Definição da população e amostra

4º Encontro - 06/05/13 a 20/05/2013 Atividade a distância Elaboração dos instrumentos de pesquisa Aplicação do pré-teste O trabalho de campo

5º Encontro - 18/05/2013 - Atividade presencial - Sábado Horário: Manhã: 8h30 às 12h Encontro com Orientadores - Assessoramento presencial aos projetos de pesquisa

6º Encontro - 20 /05 /13 a 03/06/13 - Atividade a distância 01/06/13 - Atividade presencial - Sábado Horário: Manhã: 8h30 às 12h | Tarde: 13h30 às 16h30 Oficina de Tabulação e Análise dos dados XIII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível-Parte I Socialização dos projetos de pesquisa

7º Encontro - 03/06/13 a 17/06/13 - Atividade a distância Dando voz aos números Análise e interpretação dos dados

8º Encontro - 17/06/13 a 15/07/13 - Atividade a distância Sistematizando os resultados da pesquisa A escrita como princípio da pesquisa

9º Encontro - 15/07/13 a 19/08/13 - Atividade a distância Comunicando dos resultados da pesquisa Organização da memória do processo

10º Encontro - 24/08/13 - Atividade presencial - Sábado Horário: Manhã: 8h30 às 12h | Tarde: 13h30 às 16h30 XIII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível-Parte II

Inscrições Período: 20/12/12 a 09/03/13

Informações: (54) 3218-2430 e (54) 3218-2597 ou www.ucs.br Público alvo: Professores e acadêmicos das licenciaturas Investimento: à vista R$ 200,00 ou até 5x de R$ 42,00 Vagas: 20 vagas

Carga horária: 100h/a distribuídas entre teoria e prática Horário do curso: Vide programação acima Local do curso: UCS - Bloco E - Sala 209 Contatos: (54) 3218-2100 R - 2803 ou contato@nepso-rs.com.br

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Augusto Cury

Estava lendo O Mestre da Sensibilidade, livro de Augusto Cury e me deparei com uma fala muito interessante sobre a educação e como educadora concordo muito com ele. Parecia muito clichê postar Cury no blog, mas os parágrafos a seguir são de muito importância para nós educadores:

"A educação pouco tem contribuído para o processo de formação da personalidade e para com a arte de pensar. A escola e os pais estão perdidos e confusos quanto ao futuro dos jovens.

No VII Congresso Internacional de Educação* ministrei uma conferência sobre “O funcionamento da mente e a formação de pensadores no terceiro milênio”. Na ocasião, comentei com os educadores que, no mundo atual, apesar de terem se multiplicado as escolas e as informações, não multiplicamos a formação de pensadores. Estamos na era da informação e da informatização, mas as funções mais importantes da inteligência não estão sendo desenvolvidas.

Ao que tudo indica, o homem do século XXI será menos criativo do que o do século XX. Há um clima no ar que denuncia que os homens do futuro serão repetidores de informações, e não pensadores. Será um homem com mais capacidade de dar respostas lógicas, mas com menos capacidade de dar respostas para a vida, ou seja, com menos capacidade de superar seus desafios, de contemplar o belo, de lidar com suas dores, enfrentar as contradições da existência e perceber os sentimentos mais ocultos das pessoas. Infelizmente, será um homem com menos capacidade de proteger a sua emoção e com mais possibilidade de se expor a doenças psíquicas e psicossomáticas. A educação pouco tem contribuído para o processo de formação da personalidade e para com a arte de pensar. A escola e os pais estão perdidos e confusos quanto ao futuro dos jovens. "

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Forúm Social Mundial Temático

De 26 a 31 de janeiro de 2013 ocorrerá em Porto Alegre o Fórum Social Mundial Temático, cujo tema deste ano é Democracia, Cidades, Desenvolvimento Sustentável e Trabalho Decente. Além da programação oficial que está em construção, o evento também contará as participações de atividades autogestionadas ou oficinas, pois estas atividades fazem parte do princípio do Fórum, tendo os debates e encaminhamentos como possibilidade para novas alternativas e troca de saberes/conhecimentos. Durante o evento também haverá uma Feira de Economia Solidária

Mais Informações:http://forumsocialportoalegre.com/ww.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7299&Itemid=62

Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?

Participem!