Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.
Paulo Freire
Quem sou eu
- DIRETÓRIO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA - UCS -
- CAXIAS DO SUL, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
- Somos a Gestão Voz e Movimento - 2013 do Diretório Acadêmico de Pedagogia (DAPE) da Universidade de Caxias do Sul. Representamos os estudantes de Pedagogia perante a Universidade e lutamos para dar voz aos interesses do corpo discente do curso.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Profissão Pedagoga(o): Pedagogia Empresarial
O pedagogo como instrumento de educação na empresa tem capacidade e os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial. Este profissional possui competências para trabalhar na área de recursos humanos.
A pedagogia vive a procura de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal.
Portanto em função de toda a mudança, ocorre à necessidade do pedagogo se tornar uma pessoa critica e visionária capaz de se adaptar a mudanças, mais flexível, e que contribua efetivamente para o processo empresarial, com objetivo primordial de se apresentar de forma prática e teórica a função da área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, bem como sua utilização para alcançar objetivos organizacionais. Transmitir técnicas de levantamento de necessidades, elaboração, mensuração, programas de treinamento. E também compreender e elaborar formas de mensurar resultados em treinamento e desenvolvimento.
O maior patrimônio da empresa é o ser humano por este motivo o foco maior é a gestão de pessoas. Nesses últimos tempos os lideres estão mais prudentes e dando mais valor aos seus colaboradores e a empresa.
O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades.
Contudo, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima combinação, pois em tempos modernos ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para tal função.
O pedagogo empresarial necessita de uma formação filosófica, humanística e técnicas solidas. Sabendo que seu foco deve estar direcionado para as partes descritas, empregadores e empregados; ele ainda interage com todos os níveis hierárquicos, promovendo ações de reciprocidade, de trocas mutuas, através de suas ações de humanização.
Referencia bibliográfica:
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial – atuação do pedagogo na empresa. Rio de janeiro: Wak Editora, 2003.
Início dos trabalhos
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
NEPSO 2013
Curso de Extensão Escola e Pesquisa: um encontro possível 13ª Edição | Caxias do Sul | 2013
O Curso de Extensão “Escola e pesquisa: um encontro possível” envolve um trabalho voltado ao uso da pesquisa de opinião como recurso pedagógico e considera a pesquisa em sala de aula como princípio educativo.
É parte do Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, coordenado em nível nacional pelas ONGs Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro, integrando uma rede internacional de educadores preocupados em qualificar processos educativos escolares e não escolares presente em diferentes estados do Brasil (Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná) e também no exterior (Argentina, Chile, Colômbia, México e Angola).
Os participantes do curso são desafiados a construir, desenvolver e sistematizar resultados de projetos de pesquisa numa perspectiva que qualifica a formação de professores com base numa metodologia dinâmica, reflexiva e transformadora da realidade.
Como produto das interações propostas no curso espera-se a publicação de todo o processo nos anais do evento, através de diferentes gêneros textuais: projeto, resumo, artigo ou portfólio, galeria de fotografias ou vídeos e comunicação oral.
A 13ª edição acontece na Cidade Universitária e será desenvolvida na modalidade a distância, incluindo algumas atividades presenciais e outras a distância com mediação das ferramentas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Coordenação e corpo docente
O curso é desenvolvido no âmbito do Centro de Filosofia e Educação, através do Observatório de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS.
Coordenação geral: Nilda Stecanela
Assistente de coordenação: Morgana Bozza
Ministrantes:
Lisandra Pacheco da Silva; Nilda Stecanela; Edi Jussara
Programação
1º Encontro - 23/03/13 - Atividade presencial - Sábado Horário: Manhã: 8h30 às 12h | Tarde: 13h30 às 16h30 Palestra de Abertura: “A pesquisa como princípio educativo” Etapas do planejamento de um projeto de pesquisa Oficina de ambientação no Ambiente Virtual de Aprendizagem
2º Encontro - 08/04/13 a 22/04/13 Atividade a distância Definição do tema e do problema de pesquisa Exploração do tema do projeto Definição dos objetivos da pesquisa
3º Encontro - 22/04/13 a 06/05/13 Atividade a distância Construção das hipóteses Definição da população e amostra
4º Encontro - 06/05/13 a 20/05/2013 Atividade a distância Elaboração dos instrumentos de pesquisa Aplicação do pré-teste O trabalho de campo
5º Encontro - 18/05/2013 - Atividade presencial - Sábado Horário: Manhã: 8h30 às 12h Encontro com Orientadores - Assessoramento presencial aos projetos de pesquisa
6º Encontro - 20 /05 /13 a 03/06/13 - Atividade a distância 01/06/13 - Atividade presencial - Sábado Horário: Manhã: 8h30 às 12h | Tarde: 13h30 às 16h30 Oficina de Tabulação e Análise dos dados XIII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível-Parte I Socialização dos projetos de pesquisa
7º Encontro - 03/06/13 a 17/06/13 - Atividade a distância Dando voz aos números Análise e interpretação dos dados
8º Encontro - 17/06/13 a 15/07/13 - Atividade a distância Sistematizando os resultados da pesquisa A escrita como princípio da pesquisa
9º Encontro - 15/07/13 a 19/08/13 - Atividade a distância Comunicando dos resultados da pesquisa Organização da memória do processo
10º Encontro - 24/08/13 - Atividade presencial - Sábado Horário: Manhã: 8h30 às 12h | Tarde: 13h30 às 16h30 XIII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível-Parte II
Inscrições Período: 20/12/12 a 09/03/13
Informações: (54) 3218-2430 e (54) 3218-2597 ou www.ucs.br Público alvo: Professores e acadêmicos das licenciaturas Investimento: à vista R$ 200,00 ou até 5x de R$ 42,00 Vagas: 20 vagas
Carga horária: 100h/a distribuídas entre teoria e prática Horário do curso: Vide programação acima Local do curso: UCS - Bloco E - Sala 209 Contatos: (54) 3218-2100 R - 2803 ou contato@nepso-rs.com.br
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Augusto Cury
"A educação pouco tem contribuído para o processo de formação da personalidade e para com a arte de pensar. A escola e os pais estão perdidos e confusos quanto ao futuro dos jovens.
No VII Congresso Internacional de Educação* ministrei uma conferência sobre “O funcionamento da mente e a formação de pensadores no terceiro milênio”. Na ocasião, comentei com os educadores que, no mundo atual, apesar de terem se multiplicado as escolas e as informações, não multiplicamos a formação de pensadores. Estamos na era da informação e da informatização, mas as funções mais importantes da inteligência não estão sendo desenvolvidas.
Ao que tudo indica, o homem do século XXI será menos criativo do que o do século XX. Há um clima no ar que denuncia que os homens do futuro serão repetidores de informações, e não pensadores. Será um homem com mais capacidade de dar respostas lógicas, mas com menos capacidade de dar respostas para a vida, ou seja, com menos capacidade de superar seus desafios, de contemplar o belo, de lidar com suas dores, enfrentar as contradições da existência e perceber os sentimentos mais ocultos das pessoas. Infelizmente, será um homem com menos capacidade de proteger a sua emoção e com mais possibilidade de se expor a doenças psíquicas e psicossomáticas. A educação pouco tem contribuído para o processo de formação da personalidade e para com a arte de pensar. A escola e os pais estão perdidos e confusos quanto ao futuro dos jovens. "
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Forúm Social Mundial Temático
Mais Informações:http://forumsocialportoalegre.com/ww.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7299&Itemid=62
Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?
Participem!