Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.

Paulo Freire









Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS DO SUL, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
Somos a Gestão Voz e Movimento - 2013 do Diretório Acadêmico de Pedagogia (DAPE) da Universidade de Caxias do Sul. Representamos os estudantes de Pedagogia perante a Universidade e lutamos para dar voz aos interesses do corpo discente do curso.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Livro e Cinema: aliados em projeto pedagógico

Cine Educação

A Fundação Joaquim Nabuco aproveita a realização, até sexta-feira, 20, do 4º Festival de Cinema de Triunfo, Pernambuco, para lançar o primeiro conjunto de obras do projeto Cine Educação. A proposta do projeto é educar pela arte, com a exibição de filmes e uso de material de apoio pedagógico para realização de atividades na escola. Os professores podem fazer a conexão entre uma obra cinematográfica e os assuntos tratados na grade escolar, em diversas disciplinas.

O conjunto é composto por 26 livros de apoio pedagógico, editados pela diretoria de cultura da Fundaj. Eles são baseados em filmes como a A Hora da Estrela, de Suzana Amaral; A Marvada Carne, de André Klotzel; A Saga da Asa Branca, de Lula Gonzaga; Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, e Bicho de Sete Cabeças, de Lais Bodanzky, entre outros. A Fundação Joaquim Nabuco optou por dar visibilidade à produção nacional não só de longas-metragens, mas também de curtas e médias, que muitas vezes cabem no tempo da sala de aula.

O projeto Cine-Educação é desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco a partir da confecção de material paradidático, capacitação de professores de escolas da região Nordeste para uso do material como conteúdo pedagógico e acesso gratuito dos professores ao Cinema da Fundação para a democratização da experiência social de ir ao cinema.


Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Fundaj


Matéria retirada do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário